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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

XAVIER, Cristiane Fernanda. Universidade do Povo (1946-1957) educação de adultos e democratização da sociedade no projeto político-pedagógico de Paschoal Lemme. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230057.  Epub 11-Set-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230057.

Este artigo analisa o sentido e as motivações pelas quais Paschoal Lemme (1904-1997) relevou o papel da educação de adultos no processo de democratização da sociedade, evidenciando a reverberação das suas ideias na Universidade do Povo (UP). A partir do entrecruzamento de fontes - relatório, cartilhas e jornais de época, as Memórias de Lemme e parte da sua produção intelectual -, considero que o projeto de sociedade idealizado por Lemme inovou ao associar educação de adultos, participação política e melhoria das condições econômicas dos trabalhadores e que o modelo educativo da UP foi aquele que melhor traduziu as aspirações do Educador.

Palavras-chave : Paschoal Lemme; Universidade do Povo; educação de adultos.

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