SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23UNIVERSITY OF THE PEOPLE (1946-1957) ADULT EDUCATION AND DEMOCRATIZATION OF SOCIETY IN PASCHOAL LEMME’S POLITICAL EDUCATIONAL PROJECTCHARACTERISTICS OF THE FULLTIME-SCHOOL IN GERMANY: AN ANALYTICAL VIEW author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

VITELLI, Ricardo Ferreira; FRITSCH, Rosangela  and  CORSETTI, Berenice. Indicadores educacionais na avaliação da educação básica e possíveis impactos em escolas de Ensino Médio no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230065.  Epub Oct 22, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230065.

O texto descreve indicadores de avaliação de contexto desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e sua aplicação em escolas públicas de ensino médio, para identificar possíveis implicações com indicadores de fluxo escolar. Utilizou-se a base de dados do referido instituto, submetida a tratamento estatístico por meio da análise de regressão múltipla. Ao identificar a relação existente entre os indicadores analisados, percebeu-se a necessidade de se relativizar o uso de resultados de indicadores educacionais na avaliação da qualidade da educação.

Keywords : indicadores educacionais; escolas públicas; ensino médio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )