SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23EDUCATIONAL INDICATORS IN BASIC EDUCATION ASSESSMENT AND POSSIBLE IMPACTS IN SECONDARY EDUCATION SCHOOLS IN THE CITY OF PORTO ALEGRE, STATE OF RIO GRANDE DO SULPATHWAYS TO FREEDOM: THE MEANING OF TEACHING ENSLAVED PEOPLE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

KAMSKI, Ilse  and  SCHMITZ, Heike. Características da escola em tempo integral na Alemanha: um olhar analítico. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230066.  Epub Oct 22, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230066.

Observa-se, no panorama educacional na Alemanha, uma reforma das escolas na última década. Houve um crescimento significativo de escolas que ofertam educação em tempo integral, que para sua implementação exige uma reorganização da instituição. Propõe-se aqui sistematizar, por meio de uma revisão da literatura científica alemã, características da escola em tempo integral com referência ao modelo de qualidade da escola em tempo integral de Holtappels, no qual são consideradas tanto a dimensão organizacional da instituição escolar como a pedagógica. Esse modelo apresenta um quadro de referência da qualidade para escolas em tempo integral no qual estrutura características, critérios e indicadores destacados por teorias educacionais e evidências empíricas.

Keywords : escola em tempo integral na Alemanha; quadro de referência da qualidade da escola; desenvolvimento organizacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )