SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23INDICADORES EDUCATIVOS EN LA EVALUACIÓN DE LA EDUCACIÓN BÁSICA Y POSIBLES IMPACTOS EN ESCUELAS SECUNDÁRIAS DEL MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SULCAMINOS DE LA LIBERTAD: LOS SIGNIFICADOS DE LA EDUCACIÓN DE LOS ESCLAVIZADOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

KAMSKI, Ilse  y  SCHMITZ, Heike. Características da escola em tempo integral na Alemanha: um olhar analítico. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230066.  Epub 22-Oct-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230066.

Observa-se, no panorama educacional na Alemanha, uma reforma das escolas na última década. Houve um crescimento significativo de escolas que ofertam educação em tempo integral, que para sua implementação exige uma reorganização da instituição. Propõe-se aqui sistematizar, por meio de uma revisão da literatura científica alemã, características da escola em tempo integral com referência ao modelo de qualidade da escola em tempo integral de Holtappels, no qual são consideradas tanto a dimensão organizacional da instituição escolar como a pedagógica. Esse modelo apresenta um quadro de referência da qualidade para escolas em tempo integral no qual estrutura características, critérios e indicadores destacados por teorias educacionais e evidências empíricas.

Palabras clave : escola em tempo integral na Alemanha; quadro de referência da qualidade da escola; desenvolvimento organizacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )