SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Indicadores educacionais na avaliação da educação básica e possíveis impactos em escolas de Ensino Médio no município de Porto Alegre, Rio Grande do SulCaminhos da liberdade: os significados da educação dos escravizados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

KAMSKI, Ilse  e  SCHMITZ, Heike. Características da escola em tempo integral na Alemanha: um olhar analítico. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230066.  Epub 22-Out-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230066.

Observa-se, no panorama educacional na Alemanha, uma reforma das escolas na última década. Houve um crescimento significativo de escolas que ofertam educação em tempo integral, que para sua implementação exige uma reorganização da instituição. Propõe-se aqui sistematizar, por meio de uma revisão da literatura científica alemã, características da escola em tempo integral com referência ao modelo de qualidade da escola em tempo integral de Holtappels, no qual são consideradas tanto a dimensão organizacional da instituição escolar como a pedagógica. Esse modelo apresenta um quadro de referência da qualidade para escolas em tempo integral no qual estrutura características, critérios e indicadores destacados por teorias educacionais e evidências empíricas.

Palavras-chave : escola em tempo integral na Alemanha; quadro de referência da qualidade da escola; desenvolvimento organizacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )