SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23CHARACTERISTICS OF THE FULLTIME-SCHOOL IN GERMANY: AN ANALYTICAL VIEWMY SCHOOL IS LIKE... ANALYSIS OF METAPHORS FROM BEGINNING TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SILVA, Alexandra Lima da. Caminhos da liberdade: os significados da educação dos escravizados. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230067.  Epub Oct 22, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230067.

O objetivo deste trabalho é discutir os significados da educação de escravizados no século XIX. Muitos estudos no âmbito da historiografia da educação sinalizam para a importância de ações diversas em torno da escolarização de libertos, ingênuos e escravizados. O trabalho procura mapear a produção acadêmica existente acerca da temática e indicar a existência de muitos caminhos e possibilidades envolvendo esse objeto de investigação. O presente trabalho analisa fontes variadas, tais como periódicos, escritas autobiográficas, filmes, na busca por uma compreensão dos caminhos construídos pelos sujeitos escravizados. A educação é compreendida como uma brecha para a conquista da mobilidade e ascensão social em tempos de escravidão. A educação foi parte do movimento de resistência dos escravizados e representou para muitos um caminho para a conquista da liberdade.

Keywords : escravizados; educação; liberdade; história da educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )