SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23CARACTERÍSTICAS DE LA ESCUELA A TIEMPO INTEGRAL EN ALEMANIA: UNA MIRADA ANALÍTICAMi escuela es como... análisis de metáforas del profesorado principiante índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SILVA, Alexandra Lima da. Caminhos da liberdade: os significados da educação dos escravizados. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230067.  Epub 22-Oct-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230067.

O objetivo deste trabalho é discutir os significados da educação de escravizados no século XIX. Muitos estudos no âmbito da historiografia da educação sinalizam para a importância de ações diversas em torno da escolarização de libertos, ingênuos e escravizados. O trabalho procura mapear a produção acadêmica existente acerca da temática e indicar a existência de muitos caminhos e possibilidades envolvendo esse objeto de investigação. O presente trabalho analisa fontes variadas, tais como periódicos, escritas autobiográficas, filmes, na busca por uma compreensão dos caminhos construídos pelos sujeitos escravizados. A educação é compreendida como uma brecha para a conquista da mobilidade e ascensão social em tempos de escravidão. A educação foi parte do movimento de resistência dos escravizados e representou para muitos um caminho para a conquista da liberdade.

Palabras clave : escravizados; educação; liberdade; história da educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )