SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Características da escola em tempo integral na Alemanha: um olhar analíticoMINHA ESCOLA É COMO... ANÁLISE DE METÁFORAS DE PROFESSORES PRINCIPIANTES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SILVA, Alexandra Lima da. Caminhos da liberdade: os significados da educação dos escravizados. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230067.  Epub 22-Out-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230067.

O objetivo deste trabalho é discutir os significados da educação de escravizados no século XIX. Muitos estudos no âmbito da historiografia da educação sinalizam para a importância de ações diversas em torno da escolarização de libertos, ingênuos e escravizados. O trabalho procura mapear a produção acadêmica existente acerca da temática e indicar a existência de muitos caminhos e possibilidades envolvendo esse objeto de investigação. O presente trabalho analisa fontes variadas, tais como periódicos, escritas autobiográficas, filmes, na busca por uma compreensão dos caminhos construídos pelos sujeitos escravizados. A educação é compreendida como uma brecha para a conquista da mobilidade e ascensão social em tempos de escravidão. A educação foi parte do movimento de resistência dos escravizados e representou para muitos um caminho para a conquista da liberdade.

Palavras-chave : escravizados; educação; liberdade; história da educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )