SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23PATHWAYS TO FREEDOM: THE MEANING OF TEACHING ENSLAVED PEOPLEEDUCATION AND DEVELOPMENT: TRANSFORMATIONS IN THE AMAPAENSE EDUCATIONAL POLICY (1944-2002) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ESTEPA, Paulino Murillo; GALLEGO-DOMINGUEZ, Carmen  and  GARCIA, Carlos Marcelo. MINHA ESCOLA É COMO... ANÁLISE DE METÁFORAS DE PROFESSORES PRINCIPIANTES. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230068.  Epub Oct 22, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230068.

Este artigo analisa concepções que professores iniciantes de um programa de indução têm sobre a escola. Trabalhamos com 269 comentários apresentados em um fórum em resposta à seguinte afirmação: “A escola é como...”. As metáforas obtidas a respeito da imagem da escola, após sua codificação, foram analisadas com base na proposta de Miles e Ekholms. Os resultados indicam que a concepção dominante de escola está relacionada a sua caracterização com uma imagem racional, focada em resultados. A maioria percebe seu local de trabalho como uma organização voltada para atingir metas específicas predefinidas. São poucas as referências à imagem política da escola como um espaço caracterizado por enfrentamento e poder.

Keywords : organização educacional; indução; professor principiante.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )