SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23CAMINOS DE LA LIBERTAD: LOS SIGNIFICADOS DE LA EDUCACIÓN DE LOS ESCLAVIZADOSEDUCACIÓN Y DESARROLLO: INFLEXIONES EN LA POLÍTICA EDUCATIVA AMAPAENSE (1944-2002) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ESTEPA, Paulino Murillo; GALLEGO-DOMINGUEZ, Carmen  y  GARCIA, Carlos Marcelo. MINHA ESCOLA É COMO... ANÁLISE DE METÁFORAS DE PROFESSORES PRINCIPIANTES. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230068.  Epub 22-Oct-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230068.

Este artigo analisa concepções que professores iniciantes de um programa de indução têm sobre a escola. Trabalhamos com 269 comentários apresentados em um fórum em resposta à seguinte afirmação: “A escola é como...”. As metáforas obtidas a respeito da imagem da escola, após sua codificação, foram analisadas com base na proposta de Miles e Ekholms. Os resultados indicam que a concepção dominante de escola está relacionada a sua caracterização com uma imagem racional, focada em resultados. A maioria percebe seu local de trabalho como uma organização voltada para atingir metas específicas predefinidas. São poucas as referências à imagem política da escola como um espaço caracterizado por enfrentamento e poder.

Palabras clave : organização educacional; indução; professor principiante.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )