SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Caminhos da liberdade: os significados da educação dos escravizadosEducação e desenvolvimento: inflexões na política educacional amapaense (1944-2002) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ESTEPA, Paulino Murillo; GALLEGO-DOMINGUEZ, Carmen  e  GARCIA, Carlos Marcelo. MINHA ESCOLA É COMO... ANÁLISE DE METÁFORAS DE PROFESSORES PRINCIPIANTES. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230068.  Epub 22-Out-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230068.

Este artigo analisa concepções que professores iniciantes de um programa de indução têm sobre a escola. Trabalhamos com 269 comentários apresentados em um fórum em resposta à seguinte afirmação: “A escola é como...”. As metáforas obtidas a respeito da imagem da escola, após sua codificação, foram analisadas com base na proposta de Miles e Ekholms. Os resultados indicam que a concepção dominante de escola está relacionada a sua caracterização com uma imagem racional, focada em resultados. A maioria percebe seu local de trabalho como uma organização voltada para atingir metas específicas predefinidas. São poucas as referências à imagem política da escola como um espaço caracterizado por enfrentamento e poder.

Palavras-chave : organização educacional; indução; professor principiante.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )