SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23MY SCHOOL IS LIKE... ANALYSIS OF METAPHORS FROM BEGINNING TEACHERSSEVEN THESES ON TEXTBOOKS AS A CULTURAL ARTIFACT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

LOBATO, Sidney. Educação e desenvolvimento: inflexões na política educacional amapaense (1944-2002). Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230069.  Epub Oct 22, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230069.

Este artigo analisa e compara duas políticas educacionais realizadas no Amapá. A primeira fora levada a cabo pelo governo de Janary Gentil Nunes (1944-1956) e tinha por meta formar trabalhadores disciplinados e aptos a colaborar na geração de grandes excedentes comercializáveis, por meio da exaustiva exploração de recursos naturais locais. A segunda fora efetivada pelo governo de João Alberto Capiberibe (1995-2002) e visava à disseminação de uma consciência ambiental que levasse os amapaenses a valorizar tanto a preservação do meio ambiente quanto as formas tradicionais de vida e trabalho. A comparação entre essas políticas evidenciou que a educação, nos dois períodos, foi percebida como um fundamental instrumento de transformação das práticas sociais, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Ficou também evidente que os dois governos tinham visões muito díspares de desenvolvimento regional e, portanto, dos valores a serem difundidos por meio das escolas.

Keywords : política educacional; desenvolvimento; Amapá.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )