SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23EDUCATION AND DEVELOPMENT: TRANSFORMATIONS IN THE AMAPAENSE EDUCATIONAL POLICY (1944-2002)EFFICIENCY MARKETS AND RESULTS: HIGH PERFORMANCE AGAINST THE PUBLIC SCHOOL AND ITS EFFORT FOR THE INCLUSION OF CHILDREN WITH DISABILITIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

LESTER, Luis Ajagan  and  LABRANA, Carlos Muñoz. SETE TESES SOBRE O TEXTO ESCOLAR COMO ARTEFATO CULTURAL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230070.  Epub Oct 22, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230070.

Este artigo analisa os traços centrais que caracterizam o texto escolar como artefato cultural. A análise cruza as noções semióticas de Lotman e Bakhtin com a revisão de textos de diversos contextos. O objetivo principal da pesquisa foi indagar sobre como o texto escolar participa da geração da cultura, construindo identidades nacionais, delimitando aqueles que são estranhos a nosso espaço cultural, criando ideologias e mentalidades, impondo significados. O estudo mostra que a recepção ativa dos agentes sociais envolvidos na decodificação pode criar novos significados, diferentes dos textos oficiais, e que a geração de mensagens e códigos deve ser vista dialeticamente.

Keywords : texto escolar; cultura; ideologia; mentalidades; semiótica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )