SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Educação e desenvolvimento: inflexões na política educacional amapaense (1944-2002)Mercadores de eficiências e resultados: alta performance contra a escola pública e seu esforço para inclusão de crianças com deficiências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

LESTER, Luis Ajagan  e  LABRANA, Carlos Muñoz. SETE TESES SOBRE O TEXTO ESCOLAR COMO ARTEFATO CULTURAL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230070.  Epub 22-Out-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230070.

Este artigo analisa os traços centrais que caracterizam o texto escolar como artefato cultural. A análise cruza as noções semióticas de Lotman e Bakhtin com a revisão de textos de diversos contextos. O objetivo principal da pesquisa foi indagar sobre como o texto escolar participa da geração da cultura, construindo identidades nacionais, delimitando aqueles que são estranhos a nosso espaço cultural, criando ideologias e mentalidades, impondo significados. O estudo mostra que a recepção ativa dos agentes sociais envolvidos na decodificação pode criar novos significados, diferentes dos textos oficiais, e que a geração de mensagens e códigos deve ser vista dialeticamente.

Palavras-chave : texto escolar; cultura; ideologia; mentalidades; semiótica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )