SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23SETE TESES SOBRE O TEXTO ESCOLAR COMO ARTEFATO CULTURALInclusão escolar e o planejamento educacional individualizado: estudo comparativo sobre práticas de planejamento em diferentes países índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

FREITAS, Marcos Cezar de. Mercadores de eficiências e resultados: alta performance contra a escola pública e seu esforço para inclusão de crianças com deficiências. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230074.  Epub 22-Out-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230074.

O artigo aborda a apropriação que a filantropia empresarial educativa fez de documentos estratégicos da educação brasileira para propor uma lógica de mercado à educação pública. A circulação das palavras-chave eficiência e resultado naturaliza a narrativa empresarial sobre o valor da alta performance e esvazia a escola pública de possibilidades inclusivas, especialmente no que diz respeito à escolarização de crianças com deficiências.

Palavras-chave : escola pública; inclusão; eficientismo; resultado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )