SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23FORMS OF INCLUSION-EXCLUSION IN THE CHILEAN EDUCATIONAL SYSTEM: THE SECONDARY STUDENT MOVEMENT 2006-2011BETWEEN OMISSION, IGNORANCE AND RECOGNITION: JOHN BAPTIST DE LA SALLE IN BRAZILIAN EDUCATIONAL RESEARCH author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SOUZA, Juliano de. A atualidade de um clássico: Educação física humanista de Vitor Marinho de Oliveira. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230078.  Epub Nov 23, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230078.

Educação física humanista, de Vitor Marinho de Oliveira, trata-se efetivamente de um clássico da educação física no Brasil. Neste texto, procuro revisitar essa obra e situá-lo diante de dois contextos epistemológicos desenhados na área de educação física: o embate historicamente firmado entre “ideologia” e “utopia” e o “novo movimento teórico” que vem esboçando alguns de seus traços distintivos no campo. Na primeira parte do manuscrito, pretendo restituir algumas pistas para entender por que essa obra foi silenciada na área. Já na segunda parte, procuro demonstrar em que medida a obra antecipa questões que podem ser proveitosamente somadas ao esforço de proposição de uma teoria reflexiva da educação física que traga os indivíduos e a ação social para o centro do processo investigativo. Como conclusão, ressalto que a obra Educação física humanista já na ocasião de seu aparecimento manifestava nuances de correspondência com a realidade social que se anunciava, mas ainda assim foi deixada de lado, até mesmo por seu mentor, em virtude de razões que ultrapassam a força interna dos argumentos e têm a ver com sistemas de crenças político-científicas.

Keywords : epistemologia; teoria da educação física; teoria sociológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )