SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23FORMAS DE INCLUSÃO-EXCLUSÃO NO SISTEMA EDUCATIVO CHILENO: MOVIMENTO ESTUDANTIL SECUNDÁRIO 2006-2011Entre omissão, desconhecimento e reconhecimento: João Batista de La Salle na pesquisa em educação no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SOUZA, Juliano de. A atualidade de um clássico: Educação física humanista de Vitor Marinho de Oliveira. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230078.  Epub 23-Nov-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230078.

Educação física humanista, de Vitor Marinho de Oliveira, trata-se efetivamente de um clássico da educação física no Brasil. Neste texto, procuro revisitar essa obra e situá-lo diante de dois contextos epistemológicos desenhados na área de educação física: o embate historicamente firmado entre “ideologia” e “utopia” e o “novo movimento teórico” que vem esboçando alguns de seus traços distintivos no campo. Na primeira parte do manuscrito, pretendo restituir algumas pistas para entender por que essa obra foi silenciada na área. Já na segunda parte, procuro demonstrar em que medida a obra antecipa questões que podem ser proveitosamente somadas ao esforço de proposição de uma teoria reflexiva da educação física que traga os indivíduos e a ação social para o centro do processo investigativo. Como conclusão, ressalto que a obra Educação física humanista já na ocasião de seu aparecimento manifestava nuances de correspondência com a realidade social que se anunciava, mas ainda assim foi deixada de lado, até mesmo por seu mentor, em virtude de razões que ultrapassam a força interna dos argumentos e têm a ver com sistemas de crenças político-científicas.

Palavras-chave : epistemologia; teoria da educação física; teoria sociológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )