SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23THE NEWS OF A CLASSIC: EDUCAÇÃO FÍSICA HUMANISTA OF VITOR MARINHO DE OLIVEIRAMAPPING OF THE EDUCATIONAL REFORM IN CHILE. MARKET, COMPETENCE AND SCHOOL IMPROVEMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

PAULY, Evaldo Luis; CASAGRANDE, Cledes Antonio  and  CORBELLINIL, Marcos Antonio. Entre omissão, desconhecimento e reconhecimento: João Batista de La Salle na pesquisa em educação no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230079.  Epub Nov 23, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230079.

Este artigo analisa por que João Batista de La Salle, importante precursor da pedagogia moderna, é pouco conhecido na pesquisa em educação no Brasil. Na primeira parte, apresenta uma revisão das pesquisas acadêmicas brasileiras sobre La Salle, classificando-as em três categorias: omissão, desconhecimento e reconhecimento. A segunda parte postula três causas para essa classificação: as tendências antirreligiosas hegemônicas; as leituras foucaultianas que desconsideram a tese do próprio Foucault sobre como o tempo penetra o corpo; a simplificação da proposta de ensino da moral secular, formulada por Durkheim, para substituir a moral religiosa. Finalmente, o artigo propõe um exercício hermenêutico com base no Guia das Escolas Cristãs visando superar a omissão e o desconhecimento sobre La Salle no Brasil. Conclui apontando que certos aspectos-chave da pedagogia de La Salle são valiosos para fortalecer a luta política contemporânea pela educação pública, universal e gratuita.

Keywords : La Salle; Guia das Escolas Cristãs; Foucault; Durkheim; pesquisa em educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )