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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

PAULY, Evaldo Luis; CASAGRANDE, Cledes Antonio  e  CORBELLINIL, Marcos Antonio. Entre omissão, desconhecimento e reconhecimento: João Batista de La Salle na pesquisa em educação no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230079.  Epub 23-Nov-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230079.

Este artigo analisa por que João Batista de La Salle, importante precursor da pedagogia moderna, é pouco conhecido na pesquisa em educação no Brasil. Na primeira parte, apresenta uma revisão das pesquisas acadêmicas brasileiras sobre La Salle, classificando-as em três categorias: omissão, desconhecimento e reconhecimento. A segunda parte postula três causas para essa classificação: as tendências antirreligiosas hegemônicas; as leituras foucaultianas que desconsideram a tese do próprio Foucault sobre como o tempo penetra o corpo; a simplificação da proposta de ensino da moral secular, formulada por Durkheim, para substituir a moral religiosa. Finalmente, o artigo propõe um exercício hermenêutico com base no Guia das Escolas Cristãs visando superar a omissão e o desconhecimento sobre La Salle no Brasil. Conclui apontando que certos aspectos-chave da pedagogia de La Salle são valiosos para fortalecer a luta política contemporânea pela educação pública, universal e gratuita.

Palavras-chave : La Salle; Guia das Escolas Cristãs; Foucault; Durkheim; pesquisa em educação.

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