SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23ENTRE OMISIÓN, DESCONOCIMIENTO Y RECONOCIMIENTO: JUAN BAUTISTA DE LA SALLE EN LA INVESTIGACIÓN EDUCACIONAL BRASILEÑAPOST-ESTRUCTURALISMO Y TEORÍA DEL DISCURSO: PERSPECTIVAS TEÓRICAS PARA INVESTIGACIONES SOBRE POLÍTICAS DE CURRÍCULO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

BAHAMONDE, Juan Antonio Carrasco  y  BAHAMONDE, Daniel Alonso Carrasco. CARTOGRAFIA DA REFORMA EDUCACIONAL NO CHILE. MERCADO, COMPETÊNCIA E MELHORIA ESCOLAR. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230080.  Epub 23-Nov-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230080.

A experiência acumulada de reformas na educação chilena caracteriza-se por ter colocado uma confiança extrema no mercado como um contexto de regulação institucional. O mercado proporcionaria um ambiente propício para detonar processos de melhoria escolar, alcançar os resultados esperados e aumentar o bem-estar das famílias. O debate sobre se essas políticas contribuem para o aumento da qualidade está no centro do interesse público. Consequências não intencionais seriam a mercantilização do sistema, a erosão das matrículas municipais e a segregação escolar. O presente artigo apresenta uma revisão das estratégias conceituais em torno das políticas de mercado na educação, analisando seus componentes centrais e as ações desenvolvidas pelas escolas em ambientes competitivos.

Palabras clave : quase-mercado; melhoria escolar; qualidade da educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )