SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Entre omissão, desconhecimento e reconhecimento: João Batista de La Salle na pesquisa em educação no BrasilPós-estruturalismo e teoria do discurso: perspectivas teóricas para pesquisas sobre políticas de currículo* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

BAHAMONDE, Juan Antonio Carrasco  e  BAHAMONDE, Daniel Alonso Carrasco. CARTOGRAFIA DA REFORMA EDUCACIONAL NO CHILE. MERCADO, COMPETÊNCIA E MELHORIA ESCOLAR. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230080.  Epub 23-Nov-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230080.

A experiência acumulada de reformas na educação chilena caracteriza-se por ter colocado uma confiança extrema no mercado como um contexto de regulação institucional. O mercado proporcionaria um ambiente propício para detonar processos de melhoria escolar, alcançar os resultados esperados e aumentar o bem-estar das famílias. O debate sobre se essas políticas contribuem para o aumento da qualidade está no centro do interesse público. Consequências não intencionais seriam a mercantilização do sistema, a erosão das matrículas municipais e a segregação escolar. O presente artigo apresenta uma revisão das estratégias conceituais em torno das políticas de mercado na educação, analisando seus componentes centrais e as ações desenvolvidas pelas escolas em ambientes competitivos.

Palavras-chave : quase-mercado; melhoria escolar; qualidade da educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )