SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23MAPPING OF THE EDUCATIONAL REFORM IN CHILE. MARKET, COMPETENCE AND SCHOOL IMPROVEMENTRESEARCH THEORY AND METHODOLOGY ON TEXTBOOKS: DIDACTIC ANALYSIS OF ACTIVITIES, PICTURES AND DIGITAL RESOURCES IN SOCIAL SCIENCES EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

OLIVEIRA, Marcia Betania de. Pós-estruturalismo e teoria do discurso: perspectivas teóricas para pesquisas sobre políticas de currículo*. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230081.  Epub Nov 23, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230081.

Este trabalho contesta a ideia de pesquisa como mero procedimento de verificação direta ou teste de uma hipótese ou teoria. Aborda o pós-estruturalismo como potencial produtivo na realização de pesquisas empíricas em ciências sociais e em educação, evidenciando contribuições das abordagens e dos referenciais analíticos pós-estruturalistas para tais pesquisas. Considera a teoria do discurso de Laclau e Mouffe na compreensão de políticas de currículo, entendendo que as escolhas metodológicas baseiam-se em propostas discursivas que devem ser reconhecidas e postas em jogo no processo de pesquisa. Além disso, destaca categorias teóricas, tais como discurso, sujeito, demandas e hegemonia, defendendo a ideia de currículo como prática discursiva, cultural, de poder e de significação. Por fim, compreende identificações políticas como cortes antagônicos e também como um fechamento provisório de significantes que se constituem como um texto, fruto de debates, da impossibilidade de pensamentos.

Keywords : pós-estruturalismo; teoria do discurso; pesquisas em ciências sociais e em educação; políticas de currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )