SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23CARTOGRAFIA DA REFORMA EDUCACIONAL NO CHILE. MERCADO, COMPETÊNCIA E MELHORIA ESCOLARTEORIA E METODOLOGIA DE PESQUISA DE LIVROS DIDÁTICOS: ANÁLISE DIDÁTICA DE ATIVIDADES, IMAGENS E RECURSOS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

OLIVEIRA, Marcia Betania de. Pós-estruturalismo e teoria do discurso: perspectivas teóricas para pesquisas sobre políticas de currículo*. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230081.  Epub 23-Nov-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230081.

Este trabalho contesta a ideia de pesquisa como mero procedimento de verificação direta ou teste de uma hipótese ou teoria. Aborda o pós-estruturalismo como potencial produtivo na realização de pesquisas empíricas em ciências sociais e em educação, evidenciando contribuições das abordagens e dos referenciais analíticos pós-estruturalistas para tais pesquisas. Considera a teoria do discurso de Laclau e Mouffe na compreensão de políticas de currículo, entendendo que as escolhas metodológicas baseiam-se em propostas discursivas que devem ser reconhecidas e postas em jogo no processo de pesquisa. Além disso, destaca categorias teóricas, tais como discurso, sujeito, demandas e hegemonia, defendendo a ideia de currículo como prática discursiva, cultural, de poder e de significação. Por fim, compreende identificações políticas como cortes antagônicos e também como um fechamento provisório de significantes que se constituem como um texto, fruto de debates, da impossibilidade de pensamentos.

Palavras-chave : pós-estruturalismo; teoria do discurso; pesquisas em ciências sociais e em educação; políticas de currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )