SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23TEORIA E METODOLOGIA DE PESQUISA DE LIVROS DIDÁTICOS: ANÁLISE DIDÁTICA DE ATIVIDADES, IMAGENS E RECURSOS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAISMediação escolar: sobre habitar o entre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

REAL, Maximiliano José Ritacco  e  BOTIA, Antonio Bolívar. IDENTIDADE PROFISSIONAL E DIREÇÃO ESCOLAR NA ESPANHA: SOB O OLHAR DE OUTROS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230083.  Epub 23-Nov-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230083.

Uma perspectiva identitária da direção escolar permite-nos referir a singularidade e a relevância do “caso espanhol”. O modo de provisão no cargo e o fato de exercer a direção sem deixar de ser docente (entre outras duplicidades) provocam uma identidade instável, múltipla, com sérias implicações no desenvolvimento da liderança escolar. Adotando uma metodologia qualitativa, questiona-se a construção da identidade profissional da direção escolar na Espanha a partir do ponto de vista de outros: professores, famílias, supervisão etc. Aplica-se a técnica de análise de conteúdo a um conglomerado de dados provenientes de uma investigação nacional (Instituto Nacional de Qualidade e Avaliação) sobre “a gestão da escola pública”. Como resultado, emerge a categoria “Identidade” atribuída ao diretor ou diretora da escola. O avanço interpretativo completa-se com a análise de frequências (relativa às subcategorias) continuado pela construção narrativa da Teoria Fundamentada.

Palavras-chave : identidade profissional; direção escolar; liderança escolar; identidade para outros; grupos focais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )