SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23PROFESSIONAL IDENTITY AND SCHOOL MANAGEMENT IN SPAIN: OTHER’S POINT OF VIEWARTS AND LITERATURE TEACHING TRANSPOSED TO ENEM QUESTIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

VARGAS, Thamyres Bandoli Tavares  and  RODRIGUES, Maria Goretti Andrade. Mediação escolar: sobre habitar o entre. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230084.  Epub Nov 23, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230084.

A inclusão escolar surgiu como um desafio e exigiu que as escolas revissem sua estrutura e criassem novas formas de ensinar. O mediador escolar acompanha o estudante durante seu dia letivo, buscando intervir, potencializando seu processo de aprendizagem, socialização e desenvolvimento. Pelo viés da cartografia, a pesquisa aqui construída se propõe a mapear processos intrincados no âmbito da mediação escolar realizada com crianças ditas autistas ou psicóticas. As vias de trabalho criativas, não normatizantes e não medicalizantes possíveis à prática da mediação escolar abrigam-se no adotar de uma postura ético-política, a qual tensiona o lugar ocupado pelo mediador. Guiada por esse posicionamento, a mediação escolar pode inaugurar vias de trabalho que produzam vida e reconheçam a singularidade da pessoa em situação de inclusão.

Keywords : mediação escolar; inclusão escolar; autismo; cartografia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )