SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Identidad profesional y dirección escolar en España: la mirada de los otros*ENSEÑANZA DE ARTE Y LITERATURA TRANSPUESTA EN CUESTIONES DEL ENEM índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

VARGAS, Thamyres Bandoli Tavares  y  RODRIGUES, Maria Goretti Andrade. Mediação escolar: sobre habitar o entre. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230084.  Epub 23-Nov-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230084.

A inclusão escolar surgiu como um desafio e exigiu que as escolas revissem sua estrutura e criassem novas formas de ensinar. O mediador escolar acompanha o estudante durante seu dia letivo, buscando intervir, potencializando seu processo de aprendizagem, socialização e desenvolvimento. Pelo viés da cartografia, a pesquisa aqui construída se propõe a mapear processos intrincados no âmbito da mediação escolar realizada com crianças ditas autistas ou psicóticas. As vias de trabalho criativas, não normatizantes e não medicalizantes possíveis à prática da mediação escolar abrigam-se no adotar de uma postura ético-política, a qual tensiona o lugar ocupado pelo mediador. Guiada por esse posicionamento, a mediação escolar pode inaugurar vias de trabalho que produzam vida e reconheçam a singularidade da pessoa em situação de inclusão.

Palabras clave : mediação escolar; inclusão escolar; autismo; cartografia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )