SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23SCHOOL MEDIATION: LIVING IN BETWEENREPRESENTATIONS ON CRITICAL THINKING DEVELOPMENT IN TEACHERS IN TRAINING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo  and  MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Ensino de artes e literatura transposto para os itens do Enem. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230085.  Epub Nov 23, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230085.

O artigo examina seis itens de artes e literatura da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio realizado em 2015 considerando a matriz de referência que define o conjunto de habilidades e competências requeridas dos estudantes e serve para elaboração do exame. Adota-se por metodologia a análise retórica dos materiais discursivos (textuais) na perspectiva da teoria da argumentação, constituída no movimento nova retórica. A exposição dos esquemas argumentativos, sendo de caráter psicossocial, permite apreender os raciocínios que influenciam na escolha das alternativas plausíveis dos itens da prova. O resultado da análise indica os limites desse tipo de avaliação para o campo das artes e da literatura.

Keywords : avaliação da educação básica; Exame Nacional do Ensino Médio; artes e literatura; argumentação e retórica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )