SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23MEDIACIÓN ESCOLAR: SOBRE HABITAR EL ENTRERepresentaciones sobre el desarrollo del pensamiento crítico en maestros en formación* índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo  y  MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Ensino de artes e literatura transposto para os itens do Enem. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230085.  Epub 23-Nov-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230085.

O artigo examina seis itens de artes e literatura da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio realizado em 2015 considerando a matriz de referência que define o conjunto de habilidades e competências requeridas dos estudantes e serve para elaboração do exame. Adota-se por metodologia a análise retórica dos materiais discursivos (textuais) na perspectiva da teoria da argumentação, constituída no movimento nova retórica. A exposição dos esquemas argumentativos, sendo de caráter psicossocial, permite apreender os raciocínios que influenciam na escolha das alternativas plausíveis dos itens da prova. O resultado da análise indica os limites desse tipo de avaliação para o campo das artes e da literatura.

Palabras clave : avaliação da educação básica; Exame Nacional do Ensino Médio; artes e literatura; argumentação e retórica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )