SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Mediação escolar: sobre habitar o entreREPRESENTAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM PROFESSORES EM FORMAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo  e  MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Ensino de artes e literatura transposto para os itens do Enem. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230085.  Epub 23-Nov-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230085.

O artigo examina seis itens de artes e literatura da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio realizado em 2015 considerando a matriz de referência que define o conjunto de habilidades e competências requeridas dos estudantes e serve para elaboração do exame. Adota-se por metodologia a análise retórica dos materiais discursivos (textuais) na perspectiva da teoria da argumentação, constituída no movimento nova retórica. A exposição dos esquemas argumentativos, sendo de caráter psicossocial, permite apreender os raciocínios que influenciam na escolha das alternativas plausíveis dos itens da prova. O resultado da análise indica os limites desse tipo de avaliação para o campo das artes e da literatura.

Palavras-chave : avaliação da educação básica; Exame Nacional do Ensino Médio; artes e literatura; argumentação e retórica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )