SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23ARTS AND LITERATURE TEACHING TRANSPOSED TO ENEM QUESTIONSFROM INVISIBLE ART TO ROOTS: AN EXPERIENCE OF NON-FORMAL EDUCATION IN THE RAILWAY SUBURB OF SALVADOR author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

VALENCIA, Gustavo Alonso González  and  PUENTE, Solbey Morillo. REPRESENTAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM PROFESSORES EM FORMAÇÃO. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230086.  Epub Nov 23, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230086.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa quantitativa sobre as representações sociais de desenvolvimento do pensamento crítico de um grupo de professores em formação (n=41) de uma Escola Superior. Para determinar o objeto de construção da representação, teve-se como referência o ensino das ciências sociais. Os resultados sugerem que as representações deste tipo de pensamento não são inatas nos estudantes e que o professor tem importância primordial nesta tarefa através de seu controle sobre os grupos e a informação. As respostas dos itens relacionados ao desenvolvimento do pensamento não apresentam diferenças estatisticamente significativas por sexo, semestre ou pelo fato de terem feito um curso introdutório. Do mesmo modo, os dados permitiram construir a representação social do grupo que teve, como elemento comum, o fato de serem todos estudantes de um programa de formação para professores.

Keywords : formação de professores; ciências sociais; representação social; estratégias de ensino; habilidades de pensamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )