SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Ensino de artes e literatura transposto para os itens do EnemDa arte invisível ao enraizamento: uma experiência de educação não formal no subúrbio ferroviário de Salvador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

VALENCIA, Gustavo Alonso González  e  PUENTE, Solbey Morillo. REPRESENTAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM PROFESSORES EM FORMAÇÃO. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230086.  Epub 23-Nov-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230086.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa quantitativa sobre as representações sociais de desenvolvimento do pensamento crítico de um grupo de professores em formação (n=41) de uma Escola Superior. Para determinar o objeto de construção da representação, teve-se como referência o ensino das ciências sociais. Os resultados sugerem que as representações deste tipo de pensamento não são inatas nos estudantes e que o professor tem importância primordial nesta tarefa através de seu controle sobre os grupos e a informação. As respostas dos itens relacionados ao desenvolvimento do pensamento não apresentam diferenças estatisticamente significativas por sexo, semestre ou pelo fato de terem feito um curso introdutório. Do mesmo modo, os dados permitiram construir a representação social do grupo que teve, como elemento comum, o fato de serem todos estudantes de um programa de formação para professores.

Palavras-chave : formação de professores; ciências sociais; representação social; estratégias de ensino; habilidades de pensamento.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )