SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23REPRESENTATIONS ON CRITICAL THINKING DEVELOPMENT IN TEACHERS IN TRAININGTHE INVISIBILITY OF THE REAL WORK: THE TEACHING WORK AND ACTIVITY ERGONOMICS CONTRIBUTIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

LEITE, Roberta Vasconcelos  and  MAHFOUD, Miguel. Da arte invisível ao enraizamento: uma experiência de educação não formal no subúrbio ferroviário de Salvador. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230087.  Epub Nov 23, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230087.

Investigamos a proposta educativa do Acervo da Laje, iniciativa de educação não formal localizada no subúrbio ferroviário de Salvador, Bahia. Pela ótica da psicologia da cultura, realizamos entrevista semiestruturada com seu fundador, analisada fenomenologicamente. Identificamos como a vivência pessoal de encontro com a arte mobilizou o reconhecimento de que todos os seres humanos são ontologicamente abertos ao excedente. Com essa premissa, o Acervo da Laje quer superar processos que tornam invisíveis as produções da periferia. Promover a arte local revela-se esforço de restituição para que o excedente humano gerado no subúrbio, mas a ele negado, a ele retorne. No diálogo com Weil, compreendemos que essa proposta educativa distingue-se pelo enraizamento na existência. Concluímos que, enquanto responde a desafios próprios da educação não formal, o Acervo da Laje revela possibilidade singular de educação pautada na valorização concomitante da cultura local e do que nos une como humanos.

Keywords : educação não formal; projetos culturais; psicologia da cultura; fenomenologia; enraizamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )