SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Representaciones sobre el desarrollo del pensamiento crítico en maestros en formación*LA INVISIBILIDAD DEL TRABAJO REAL: EL TRABAJO DOCENTE Y LAS CONTRIBUCIONES DE LA ERGONOMÍA DE LA ACTIVIDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

LEITE, Roberta Vasconcelos  y  MAHFOUD, Miguel. Da arte invisível ao enraizamento: uma experiência de educação não formal no subúrbio ferroviário de Salvador. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230087.  Epub 23-Nov-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230087.

Investigamos a proposta educativa do Acervo da Laje, iniciativa de educação não formal localizada no subúrbio ferroviário de Salvador, Bahia. Pela ótica da psicologia da cultura, realizamos entrevista semiestruturada com seu fundador, analisada fenomenologicamente. Identificamos como a vivência pessoal de encontro com a arte mobilizou o reconhecimento de que todos os seres humanos são ontologicamente abertos ao excedente. Com essa premissa, o Acervo da Laje quer superar processos que tornam invisíveis as produções da periferia. Promover a arte local revela-se esforço de restituição para que o excedente humano gerado no subúrbio, mas a ele negado, a ele retorne. No diálogo com Weil, compreendemos que essa proposta educativa distingue-se pelo enraizamento na existência. Concluímos que, enquanto responde a desafios próprios da educação não formal, o Acervo da Laje revela possibilidade singular de educação pautada na valorização concomitante da cultura local e do que nos une como humanos.

Palabras clave : educação não formal; projetos culturais; psicologia da cultura; fenomenologia; enraizamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )