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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

LEITE, Roberta Vasconcelos  e  MAHFOUD, Miguel. Da arte invisível ao enraizamento: uma experiência de educação não formal no subúrbio ferroviário de Salvador. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230087.  Epub 23-Nov-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230087.

Investigamos a proposta educativa do Acervo da Laje, iniciativa de educação não formal localizada no subúrbio ferroviário de Salvador, Bahia. Pela ótica da psicologia da cultura, realizamos entrevista semiestruturada com seu fundador, analisada fenomenologicamente. Identificamos como a vivência pessoal de encontro com a arte mobilizou o reconhecimento de que todos os seres humanos são ontologicamente abertos ao excedente. Com essa premissa, o Acervo da Laje quer superar processos que tornam invisíveis as produções da periferia. Promover a arte local revela-se esforço de restituição para que o excedente humano gerado no subúrbio, mas a ele negado, a ele retorne. No diálogo com Weil, compreendemos que essa proposta educativa distingue-se pelo enraizamento na existência. Concluímos que, enquanto responde a desafios próprios da educação não formal, o Acervo da Laje revela possibilidade singular de educação pautada na valorização concomitante da cultura local e do que nos une como humanos.

Palavras-chave : educação não formal; projetos culturais; psicologia da cultura; fenomenologia; enraizamento.

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