SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23FROM INVISIBLE ART TO ROOTS: AN EXPERIENCE OF NON-FORMAL EDUCATION IN THE RAILWAY SUBURB OF SALVADORINTERGOVERNMENTAL RELATIONS IN THE EXERCISE OF PAR: SEMANTIC NETWORKS CREATED TO TYPIFY THE FEDERATIVE BASES OF THE COLLABORATION REGIME author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ALVES, Wanderson Ferreira. A invisibilidade do trabalho real: o trabalho docente e as contribuições da ergonomia da atividade. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230089.  Epub Nov 26, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230089.

Se temos interesse pela educação escolar e desejamos que esta realize suas finalidades sociais, é preciso considerar o trabalho que, individual e coletivamente, os docentes desenvolvem nas escolas. Essa questão é o fio condutor das reflexões apresentadas, cujo objetivo é contribuir para uma análise do trabalho docente que considere o ponto de vista da atividade. Trata-se de um texto de natureza teórica, elaborado com base em pesquisas na área da educação e nas ciências do trabalho, especialmente a ergonomia da atividade. No texto são abordadas algumas heranças das pesquisas sobre o ensino, em seguida busca-se discutir a ergonomia da atividade e trazer seus aportes para levantar indagações e firmar a tese fundamental do texto: é preciso considerar o ensino como trabalho, aceder à complexidade das situações laborais e tirar consequências delas. No texto, a problemática trazida pela noção de atividade ocupa um lugar central.

Keywords : trabalho docente; ergonomia; atividade; ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )