SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23DEL ARTE INVISIBLE A LO ARRAIGO: UNA EXPERIENCIA DE EDUCACIÓN NO FORMAL EN EL SUBURBIO FERROVIARIO DE SALVADORRELACIONES INTERGUBERNAMENTALES EN EL EJERCICIO DEL PAR: REDES SEMÁNTICAS TEJIDAS PARA TIPIFICAR LAS BASES FEDERATIVAS DEL RÉGIMEN DE COLABORACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ALVES, Wanderson Ferreira. A invisibilidade do trabalho real: o trabalho docente e as contribuições da ergonomia da atividade. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230089.  Epub 26-Nov-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230089.

Se temos interesse pela educação escolar e desejamos que esta realize suas finalidades sociais, é preciso considerar o trabalho que, individual e coletivamente, os docentes desenvolvem nas escolas. Essa questão é o fio condutor das reflexões apresentadas, cujo objetivo é contribuir para uma análise do trabalho docente que considere o ponto de vista da atividade. Trata-se de um texto de natureza teórica, elaborado com base em pesquisas na área da educação e nas ciências do trabalho, especialmente a ergonomia da atividade. No texto são abordadas algumas heranças das pesquisas sobre o ensino, em seguida busca-se discutir a ergonomia da atividade e trazer seus aportes para levantar indagações e firmar a tese fundamental do texto: é preciso considerar o ensino como trabalho, aceder à complexidade das situações laborais e tirar consequências delas. No texto, a problemática trazida pela noção de atividade ocupa um lugar central.

Palabras clave : trabalho docente; ergonomia; atividade; ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )