SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23INTERGOVERNMENTAL RELATIONS IN THE EXERCISE OF PAR: SEMANTIC NETWORKS CREATED TO TYPIFY THE FEDERATIVE BASES OF THE COLLABORATION REGIMEMORE IT SEEMS A SUCK-ROLL THAN ONE WAY!: CONTINGENT IDENTITIES OF RESEARCHER IN BIOLOGICAL SCIENCES THE RESEARCHER IN HUMAN SCIENCES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

MORAES, Ana Cristina de  and  CASTRO, Francisco Mirtiel Frankson Moura. Por uma estetização da escrita acadêmica: poemas, cartas e diários envoltos em intenções pedagógicas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230091.  Epub Nov 26, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230091.

O ensaio objetiva discutir perspectivas de escrita acadêmica relacionadas com a produção estética de gêneros textuais - poema, carta e diário - que muitas vezes não se destina atenção à sua elaboração e importância na produção de conhecimentos pedagógicos. Considera-se urgência na reflexão sobre possibilidades de produção acadêmica para além das normatizações científicas, sem perder o rigor e a sistematização no âmbito das pesquisas. O estudo é de natureza qualitativa, pois valoriza aspectos não quantificáveis, expressos em valores e emoções explicitadas na escrita. As análises postas evidenciam que se faz necessário que professores e alunos universitários se aventurem no desenvolvimento estético de produções de poemas, cartas e diários, com fins pedagógicos, no cenário acadêmico.

Keywords : estetização da escrita acadêmica; cartas; diários; poemas; intenção pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )