SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23RELACIONES INTERGUBERNAMENTALES EN EL EJERCICIO DEL PAR: REDES SEMÁNTICAS TEJIDAS PARA TIPIFICAR LAS BASES FEDERATIVAS DEL RÉGIMEN DE COLABORACIÓNMÁS PARECE UN TÁPON SACO QUE UN CAMINO!: IDENTIDADES CONTINGENTES DE INVESTIGADORA EN CIENCIAS BIOLÓGICAS LA INVESTIGADORA EN CIENCIAS HUMANAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

MORAES, Ana Cristina de  y  CASTRO, Francisco Mirtiel Frankson Moura. Por uma estetização da escrita acadêmica: poemas, cartas e diários envoltos em intenções pedagógicas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230091.  Epub 26-Nov-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230091.

O ensaio objetiva discutir perspectivas de escrita acadêmica relacionadas com a produção estética de gêneros textuais - poema, carta e diário - que muitas vezes não se destina atenção à sua elaboração e importância na produção de conhecimentos pedagógicos. Considera-se urgência na reflexão sobre possibilidades de produção acadêmica para além das normatizações científicas, sem perder o rigor e a sistematização no âmbito das pesquisas. O estudo é de natureza qualitativa, pois valoriza aspectos não quantificáveis, expressos em valores e emoções explicitadas na escrita. As análises postas evidenciam que se faz necessário que professores e alunos universitários se aventurem no desenvolvimento estético de produções de poemas, cartas e diários, com fins pedagógicos, no cenário acadêmico.

Palabras clave : estetização da escrita acadêmica; cartas; diários; poemas; intenção pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )