SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23For the aestheticization of academic writing: poems, letters, and diaries wrapped in didactic intentionsEquality and difference: a conceptual discussion mediated by the counterpoint of inequalities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SILVA, Patrícia Petitinga; OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de  and  SOUZA, Elizeu Clementino de. Mais parece um saca-rolha que um caminho!: identidades contingentes de pesquisadora em ciências biológicas a pesquisadora em ciências humanas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230092.  Epub Nov 26, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230092.

O estudo objetiva analisar de que maneira as experiências negociadas, como pesquisadora das áreas de ciências biológicas e ciências humanas, produziram fragmentos de identidades contingentes. Nessa pesquisa autobiográfica, a história de vida é utilizada como objeto, fonte e método de investigação qualitativa. Nas trajetórias de mudanças paradigmáticas analisadas, a (des)construção simultânea de identidades docentes foi fundamental para que a subjetividade e a reflexividade passassem a ser valorizadas nas pesquisas. As identidades são (des)construídas como formas de ser, de relacionar-se e de participar em contextos sócio-históricos e culturais diversos, entendendo que as criações científicas e artísticas são, ambas, narrativas que combinam metáforas e conceitos. Assim, buscamos no diálogo instituído com as Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através do espelho, (re)descobrir o contraponto entre ciência e arte como possibilidade de conhecimento.

Keywords : identidade; autobiografia; ciências biológicas; ciências humanas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )