SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23POR UNA ESTETIZACIÓN DE LA ESCRITA ACADÉMICA: POEMAS, CARTAS Y DIARIOS ENVOLTOS EN INTENCIONES PEDAGÓGICASIGUALDAD Y DIFERENCIA: UNA DISCUSIÓN CONCEPTUAL MEDIADA POR EL CONTRAPUNTO DE LAS DESIGUALDADES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SILVA, Patrícia Petitinga; OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de  y  SOUZA, Elizeu Clementino de. Mais parece um saca-rolha que um caminho!: identidades contingentes de pesquisadora em ciências biológicas a pesquisadora em ciências humanas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230092.  Epub 26-Nov-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230092.

O estudo objetiva analisar de que maneira as experiências negociadas, como pesquisadora das áreas de ciências biológicas e ciências humanas, produziram fragmentos de identidades contingentes. Nessa pesquisa autobiográfica, a história de vida é utilizada como objeto, fonte e método de investigação qualitativa. Nas trajetórias de mudanças paradigmáticas analisadas, a (des)construção simultânea de identidades docentes foi fundamental para que a subjetividade e a reflexividade passassem a ser valorizadas nas pesquisas. As identidades são (des)construídas como formas de ser, de relacionar-se e de participar em contextos sócio-históricos e culturais diversos, entendendo que as criações científicas e artísticas são, ambas, narrativas que combinam metáforas e conceitos. Assim, buscamos no diálogo instituído com as Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através do espelho, (re)descobrir o contraponto entre ciência e arte como possibilidade de conhecimento.

Palabras clave : identidade; autobiografia; ciências biológicas; ciências humanas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )