SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Por uma estetização da escrita acadêmica: poemas, cartas e diários envoltos em intenções pedagógicasIgualdade e diferença: uma discussão conceitual mediada pelo contraponto das desigualdades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SILVA, Patrícia Petitinga; OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de  e  SOUZA, Elizeu Clementino de. Mais parece um saca-rolha que um caminho!: identidades contingentes de pesquisadora em ciências biológicas a pesquisadora em ciências humanas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230092.  Epub 26-Nov-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230092.

O estudo objetiva analisar de que maneira as experiências negociadas, como pesquisadora das áreas de ciências biológicas e ciências humanas, produziram fragmentos de identidades contingentes. Nessa pesquisa autobiográfica, a história de vida é utilizada como objeto, fonte e método de investigação qualitativa. Nas trajetórias de mudanças paradigmáticas analisadas, a (des)construção simultânea de identidades docentes foi fundamental para que a subjetividade e a reflexividade passassem a ser valorizadas nas pesquisas. As identidades são (des)construídas como formas de ser, de relacionar-se e de participar em contextos sócio-históricos e culturais diversos, entendendo que as criações científicas e artísticas são, ambas, narrativas que combinam metáforas e conceitos. Assim, buscamos no diálogo instituído com as Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através do espelho, (re)descobrir o contraponto entre ciência e arte como possibilidade de conhecimento.

Palavras-chave : identidade; autobiografia; ciências biológicas; ciências humanas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )