SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Igualdade e diferença: uma discussão conceitual mediada pelo contraponto das desigualdadesProfessores iniciantes: egressos de programas de iniciação à docência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

VAZQUEZ-RECIO, Rosa  e  LOPEZ-GIL, Mónica. INTERSECCIONALIDADE, JOVENS “SEM-SISTEMA” E RESISTÊNCIA. UM OLHAR DIFERENTE DO FRACASSO/ABANDONO ESCOLARescolar. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230094.  Epub 26-Nov-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230094.

O fracasso e o abandono da vida escolar são algumas das questões que causam a maior preocupação, tanto nacional como internacionalmente. Trata-se de um fenômeno em que há uma longa tradição de estudos e pesquisas que nos oferecem o mapa de fatores que intervêm na concomitância do fracasso e do abandono. No entanto, entendemos que, apesar do valor dessas contribuições, ainda há um vazio de experiências contadas pelos sujeitos que estão nessa situação. Este trabalho surge neste âmbito, realizado a partir das reflexões derivadas do projeto de pesquisa “Risco de fracasso e abandono escolar na Educação Secundária Obrigatória. Os contextos educacional, familiar e sociocultural. Um estudo qualitativo”. Como ferramenta analítica, utilizamos os conceitos de interseccionalidade e matriz de dominância de Hill Collins, que nos permite falar sobre jovens “sem-sistema” e sua resistência ao sistema escolar e às instituições educativas.

Palavras-chave : fracasso escolar; abandono escolar; ensino secundário; interseccionalidade; matriz de dominação; reconhecimento.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )