SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Literature and education: the pleasure of the text in between the margins of the school systemWith Spinoza, thinking of an ethical-political science and an ethical framework for education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

MARQUES, Eugenia Portela de Siqueira. O acesso à educação superior e o fortalecimento da identidade negra. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230098.  Epub Nov 26, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230098.

Este artigo discute a afirmação da identidade negra dos estudantes ingressantes pelo sistema de cotas nos cursos de graduação da Universidade Federal da Grande Dourados. Metodologicamente se optou pela pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas estruturadas. O estudo apontou que os estudantes negros podem ressignificar e fortalecer seu pertencimento identitário por meio da participação em grupos de pesquisas e do envolvimento em eventos e ações que promovem debates sobre as implicações de ser negro no Brasil. Os resultados apontaram que, além do acesso à educação superior, outros fatores influenciam a permanência desses estudantes, considerando que a sua diferença negra tensiona a cultura universitária.

Keywords : pertencimento identitário; população negra; preconceito racial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )