SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23LITERATURA Y FORMACIÓN: EL PLACER DEL TEXTO AL MARGEN DEL SISTEMA ESCOLARCON SPINOZA, PENSANDO UNA CIENCIA ÉTICA-POLÍTICA Y UN REFERENCIAL ÉTICO PARA LA EDUCACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

MARQUES, Eugenia Portela de Siqueira. O acesso à educação superior e o fortalecimento da identidade negra. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230098.  Epub 26-Nov-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230098.

Este artigo discute a afirmação da identidade negra dos estudantes ingressantes pelo sistema de cotas nos cursos de graduação da Universidade Federal da Grande Dourados. Metodologicamente se optou pela pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas estruturadas. O estudo apontou que os estudantes negros podem ressignificar e fortalecer seu pertencimento identitário por meio da participação em grupos de pesquisas e do envolvimento em eventos e ações que promovem debates sobre as implicações de ser negro no Brasil. Os resultados apontaram que, além do acesso à educação superior, outros fatores influenciam a permanência desses estudantes, considerando que a sua diferença negra tensiona a cultura universitária.

Palabras clave : pertencimento identitário; população negra; preconceito racial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )