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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

MARQUES, Eugenia Portela de Siqueira. O acesso à educação superior e o fortalecimento da identidade negra. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230098.  Epub 26-Nov-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230098.

Este artigo discute a afirmação da identidade negra dos estudantes ingressantes pelo sistema de cotas nos cursos de graduação da Universidade Federal da Grande Dourados. Metodologicamente se optou pela pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas estruturadas. O estudo apontou que os estudantes negros podem ressignificar e fortalecer seu pertencimento identitário por meio da participação em grupos de pesquisas e do envolvimento em eventos e ações que promovem debates sobre as implicações de ser negro no Brasil. Os resultados apontaram que, além do acesso à educação superior, outros fatores influenciam a permanência desses estudantes, considerando que a sua diferença negra tensiona a cultura universitária.

Palavras-chave : pertencimento identitário; população negra; preconceito racial.

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