SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23ACCESS TO HIGHER EDUCATION AND STRENGTHENING OF THE BLACK IDENTITYTEACHERS’ SOCIAL REPRESENTATIONS CONCERNING THE PROJECT FOR CAREER IN PROFESSIONAL TEACHING IN CHILE. STRUCTURAL DISCOURSE ANALYSIS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

CARVALHO, Janete Magalhães. Com Spinoza, pensando uma ciência ético-política e um referencial ético para a educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230096.  Epub Nov 26, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230096.

O artigo busca refletir sobre o papel das entidades acadêmico-científicas nas relações que estabelecem entre si e com movimentos coletivos e/ou movimentos sociais. Situa a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação como entidade acadêmico-científica presente no cenário brasileiro, cujo campo de lutas ocorre em dupla dimensão: a de propor uma organização aberta e democrática voltada para o desenvolvimento de uma ciência ético-política e um referencial ético para a pesquisa em educação e a de opor-se às estruturas político-organizacionais da ordem verticalmente orientada. Também debate alguns pressupostos derivados da filosofia de Spinoza, visando estimular o campo de possibilidades propositivas para que a referida associação se constitua, cada vez mais, como entidade democrática, instaurada no plano de imanência de uma prática social concreta, ética e politicamente orientada.

Keywords : ciência; ética; política; pesquisa.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )