SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23With Spinoza, thinking of an ethical-political science and an ethical framework for educationMEMORY AND MEMORIZATION. ABOUT AN ANATHEMA IN EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ARRIAGADA, Carmen Gloria Jarpa  and  DIAZ, María Teresa Castañeda. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PERANTE O PROJETO DE CARREIRA DOCENTE NO CHILE: ANÁLISE ESTRUTURAL DO DISCURSO. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230075.  Epub Oct 22, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230075.

Os processos sociopolíticos na educação afetam a profissão docente. O objetivo deste artigo é analisar as representações sociais de professores e de outros atores relevantes em relação ao Projeto de Lei de Desenvolvimento Profissional de Professores. A estratégia metodológica utilizada foi a análise estrutural do discurso de registros publicados entre março e junho de 2015. Os achados revelam representações sociais que exigem maior participação na construção do projeto; questionam o enfoque de avaliação docente baseada na prestação de contas; alegam que o projeto intensificará a demissão, a desprofissionalização e a pauperização das condições de trabalho. Acreditam, dessa maneira, que é necessário regulamentar a formação inicial e continuada dos professores. Em suma, os professores rejeitam a iniciativa como não representativa, baseada na desconfiança e na validação de um sistema de avaliação punitivo, que os torna invisíveis como atores importantes no projeto da referida lei.

Keywords : reforma educacional; política educacional; condições de trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )