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Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ZORDAN, Paola Basso Menna Barreto Gomes  y  SILVA, Marcio Tascheto da. Figuras da crise: cidades e educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230099.  Epub 26-Nov-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230099.

Antonio Negri e Michael Hardt trazem quatro figuras da crise econômico-antropológica: o endividado, o mediatizado, o securitizado e o representado, mostras da subjetividade no contexto do biocapitalismo cognitivo. Essas figuras tipológicas são apresentadas no presente texto com o intuito de mostrar efeitos concretos da educação política e das dinâmicas urbanas, com ênfase para a subjetivação moderna das cidades. A partir do que Deleuze e Guattari delineiam como “tipo psicossocial”, trazemos a figura do velocizado, esta transversal a todas as outras, que mostra o problema da “corrida” por produção e da circulação acelerada no mundo contemporâneo. E, pelo lado anverso, a hipótese aceleracionista de reexistência e outras configurações educacionais e urbanas possíveis como alternativas imanentes à velocização.

Palabras clave : subjetividade; biopolítica; aceleracionismo; velocizado.

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