SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Estadios supervisados y el Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: dos faces de la misma moneda?Indicadores de calidad en la educación: análisis discriminante de los desempeños en la Prova Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

FREIRE, Luiz Gustavo Lima  y  DUARTE, António Manuel. Aprendizagem autorregulada do desenho artístico em estudantes universitários. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240004.  Epub 25-Feb-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240004.

Este estudo teve como objetivo verificar a possível existência de duas formas de aprendizagem do desenho artístico: hetero e autorregulada. Pretendeu-se ainda explorar as estratégias de autorregulação possivelmente utilizadas para esse fim. Foram assim entrevistados dezesseis estudantes universitários de uma disciplina de desenho, com base em um roteiro. As respostas, submetidas a uma análise de conteúdo temática, evidenciaram, para além de uma representação indefinida sobre as estratégias que se utilizam, a existência de uma aprendizagem do desenho tanto heterorregulada como autorregulada, que por sua vez envolve uma diversidade de estratégias (Autoavaliação; Organização e transformação; Planificação e formulação de metas; Busca de informação; Supervisão e tomada de registros; Estruturação do ambiente; Revisão e memorização; Procura de assistência; Autocontrole).

Palabras clave : aprendizagem; arte; autorregulação; desenho; estratégias de aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )