Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
FREIRE, Luiz Gustavo Lima y DUARTE, António Manuel. Aprendizagem autorregulada do desenho artístico em estudantes universitários. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240004. Epub 25-Feb-2019. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240004.
Este estudo teve como objetivo verificar a possível existência de duas formas de aprendizagem do desenho artístico: hetero e autorregulada. Pretendeu-se ainda explorar as estratégias de autorregulação possivelmente utilizadas para esse fim. Foram assim entrevistados dezesseis estudantes universitários de uma disciplina de desenho, com base em um roteiro. As respostas, submetidas a uma análise de conteúdo temática, evidenciaram, para além de uma representação indefinida sobre as estratégias que se utilizam, a existência de uma aprendizagem do desenho tanto heterorregulada como autorregulada, que por sua vez envolve uma diversidade de estratégias (Autoavaliação; Organização e transformação; Planificação e formulação de metas; Busca de informação; Supervisão e tomada de registros; Estruturação do ambiente; Revisão e memorização; Procura de assistência; Autocontrole).
Palabras clave : aprendizagem; arte; autorregulação; desenho; estratégias de aprendizagem.