SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Estágios supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda?Indicadores de qualidade na educação: análise discriminante dos desempenhos na Prova Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

FREIRE, Luiz Gustavo Lima  e  DUARTE, António Manuel. Aprendizagem autorregulada do desenho artístico em estudantes universitários. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240004.  Epub 25-Fev-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240004.

Este estudo teve como objetivo verificar a possível existência de duas formas de aprendizagem do desenho artístico: hetero e autorregulada. Pretendeu-se ainda explorar as estratégias de autorregulação possivelmente utilizadas para esse fim. Foram assim entrevistados dezesseis estudantes universitários de uma disciplina de desenho, com base em um roteiro. As respostas, submetidas a uma análise de conteúdo temática, evidenciaram, para além de uma representação indefinida sobre as estratégias que se utilizam, a existência de uma aprendizagem do desenho tanto heterorregulada como autorregulada, que por sua vez envolve uma diversidade de estratégias (Autoavaliação; Organização e transformação; Planificação e formulação de metas; Busca de informação; Supervisão e tomada de registros; Estruturação do ambiente; Revisão e memorização; Procura de assistência; Autocontrole).

Palavras-chave : aprendizagem; arte; autorregulação; desenho; estratégias de aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )